quarta-feira, 11 de junho de 2008

Prioridade para ciclovias e transporte coletivo

O programa Trocando Idéias da Rádio Câmara vai discutir nesta sexta-feira (30), às 8h30, o PL 3228/08 que prioriza ônibus e bicicletas no sistema viário das cidades

A proposta, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) já foi aprovada no Senado e agora está na Câmara. O projeto de lei obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a elaborar um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor da cidade. O plano deverá priorizar os meios de transporte de propulsão humana sobre os motorizados e o transporte coletivo sobre o individual.

Os defensores da proposta argumentam que, desde pequeno, o município deve organizar seu trânsito e garantir uma forma de convivência pacífica entre os carros, os ônibus, o transporte não motorizado e o pedestre. Outros especialistas, no entanto, elogiam a idéia, mas fazem ressalvas ao texto e alertam para as dificuldades que os municípios terão para implementar as medidas, especialmente financeiras.

No programa, vamos ouvir representantes dos prefeitos, especialistas em trânsito e dois brasilienses que contam como fazem para driblar o trânsito da capital. Entre os convidados do programa estão:

* Deputado José Tóffano, do PV de São Paulo, relator do projeto na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.

* Flávio Lamel, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

* Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

* Lubomir Ficinski, que foi por duas vezes presidente do IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

* Horácio Augusto, consultor em engenharia de tráfego e transporte.

* Eldon Jung, presidente do Conselho da Organização Blumenauense pró-ciclovias.

Depoimentos:

* Gessy Soares, manicure, moradora de Brasília

* Lamartine Barreto Júnior, secretário parlamentar

O programa Trocando Idéias é apresentado por Selma Rosana, produzido por Poliani Castello Branco, com apoio de Lucélia Cristina e Lena Araújo. Edição e coordenação de Márcio Sardi

Como sintonizar a Rádio Câmara

A rádio Câmara FM faz a cobertura diária das atividades parlamentares. Plenário, comissões permanentes, comissões temporárias, CPI, reuniões de bancada e de lideranças, frentes parlamentares, missões externas e eventos culturais.

O material produzido por nossos repórteres está disponível na página www.radio.camara.gov.br - em texto e em áudio (Windows Media Player e MP3), e pode ser reproduzido gratuitamente por qualquer emissora que tenha interesse em divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados, desde que citada a fonte:

- Em Brasília : FM 96,9 Mhz

- Via Satélite : A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHZ

Nenhum comentário: